Connect with us

A Revolução das Redes Sociais e o Clamor por um País mais Justo

Sem categoria

A Revolução das Redes Sociais e o Clamor por um País mais Justo

A história recente do mundo contemporâneo pode ser dividida em um antes e um depois do advento da Internet. Sem dúvida nenhuma, essa foi a maior revolução tecnológica produzida pela mente humana nesses últimos 500 anos. Inúmeras foram as contribuições proporcionadas pela rede mundial de computadores que democratizaram de vez o acesso e o compartilhamento da informação. Até um passado recente, os detentores do poder midiático controlavam e manipulavam a informação a seu bel prazer, tornando refém de si mesmos a grande população.

Com o advento da Internet veio também o poder estrondoso das Redes Sociais. Por meio delas o compartilhamento da informação tomou proporções gigantescas fazendo tremer as estruturas do poder político, econômico e midiático das elites dominantes. As Redes Sociais passaram a ser o palco para a expressão livre e sem fronteiras de ideologias, insatisfações, pensamentos, reivindicações, mobilizações, etc. E isso contribuiu em muito para a expressão mais ampla do espírito democrático e participativo da sociedade na construção de sua própria história e futuro.

É fato também que muitos, valendo-se do poder desses instrumentos de comunicação, encontram oportunidades inúmeras para propagar idéias nocivas e perniciosas no intuito de disseminar a maldade. Porém, isso não pode ser o motivo para se negar a grande contribuição que essas tecnologias estão proporcionando na construção de um novo tipo de sociedade.

Quando digo um novo tipo de sociedade, refiro-me ao fato de que a partir de agora fica cada vez mais difícil para aqueles que tentam a partir da sua posição de poder e influência, manter sobre controle aqueles a quem eles governam. O poder do compartilhamento das informações, catapultado pelo poder das Redes Sociais, tirou de vez o bastão do poder daqueles que se encontravam incólumes em seus castelos inexpugnáveis.

Não há mais como as estruturas de poder político dos países ficarem tranquilas em seus desmandos administrativos que incentivam a corrupção e patrocinam a injustiça. A sociedade acordou! E o despertar desse sono foi essa enorme possibilidade de poder transcender os limites controladores daqueles que detinham o poder da informação.

Os tempos agora são outros! A sociedade tem em suas mãos o ferramental necessário para acompanhar de perto tudo aquilo que contraria a ética e a moralidade para a construção de uma sociedade mais justa. Ela pode agora denunciar e se mobilizar para exigir ética, transparência e justiça daqueles que são por ela colocados para representa-la e trabalhar em favor de seus interesses sociais.

Creio que o que estamos vendo acontecer no Brasil nesse ano de 2013, nada mais é do que o clamor sufocado de uma sociedade que se cansou de ser tão mau tratada e violentada pelos desmandos políticos e corruptos de alguns canalhas irresponsáveis que deixaram de trabalhar em prol do país para apenas servirem a si mesmos e a seus interesses.

Continue Reading
Veja também...

Capacitando e Desenvolvendo Pessoas Para o Pleno Exercício de suas Potencialidades

Click para Comentar

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sem categoria

Facebook

Destaques:

To Top