Connect with us

Qualidade de Vida no Trabalho: Sonho de Realização Pessoal

Desenvolvimento Pessoal

Qualidade de Vida no Trabalho: Sonho de Realização Pessoal

Na reportagem “Ano Novo, Emprego Novo” veiculada pelo Bom Dia Brasil no dia 19 de janeiro de 2015, foi apresentado dados sobre uma pesquisa feita com pessoas que estão interessadas em melhorar sua qualidade de vida no trabalho. De acordo com a reportagem sete em cada dez brasileiros tem intenção de mudar de emprego em 2015.

Esse dado se deve a um fenômeno que vem acontecendo no mercado de trabalho nos últimos anos onde muitas pessoas estão trocando de emprego para ganhar menos a fim de poder fazer aquilo que gostam. É cada vez mais crescente em nossa sociedade essa busca por realização pessoal e qualidade de vida.

As pessoas estão buscando por outras opções de trabalho que possam estar relacionados àquilo que eles querem – qualidade de vida, novos horizontes e maiores expectativas. Alguns, para tornar isso uma realidade, estão alimentando o desejo de trabalhar por conta própria desenvolvendo negócios que estejam relacionados com as suas aptidões e paixões.

Qualidade de Vida

Esses dados são um indicativo de como cada vez mais as pessoas estão tentando viver suas vidas a partir daquilo que lhes proporciona prazer e satisfação. Garantir a mera sobrevivência através de um trabalho ou emprego já não mais é suficiente. As pessoas não querem apenas sobreviver para pagar as contas, elas desejam algo mais, elas desejam encontrar significado e sentido na vida a partir daquilo que fazem.

O grande problema é que a maioria das pessoas que desejam viver essa qualidade de vida tão almejada ainda não conseguiu “se encontrar” na vida. Muitas delas desejam trabalhar em algo que elas gostam e que esteja relacionado às suas competências e habilidades. A grande questão é que muitas pessoas ainda não definiram claramente quais são de fato suas competências e habilidades; muitas ainda não conseguiram definir no que de fato são boas.

Mentalidade Empreendedora e Qualidade de Vida

Quando conhecemos e desenvolvemos competentemente nossos dons, talentos e habilidades, começamos a vislumbrar possibilidades de desenvolver trabalhos e projetos que podem nos proporcionar realização pessoal e qualidade de vida. Mas para isso se tornar uma realidade faz-se necessário desenvolver uma mentalidade empreendedora.

Qualidade de Vida

A mentalidade empreendedora é aquele padrão de pensamento que nos impulsiona a concretizar idéias, sonhos, projetos e aspirações que temos. A mentalidade empreendedora é o elemento fundamental para quem deseja “construir” algo relevante para si mesmo, vivendo a vida de modo intenso no exercício das próprias competências.

Seja criar uma empresa, desenvolver um negócio, liderar um projeto, desempenhar uma função profissional, etc., a mentalidade empreendedora ajuda o indivíduo a buscar de todas as maneiras possíveis canalizar suas potencialidades naquilo que de fato se identifica com ele.

Poder trabalhar em algo que você gosta e que tem haver com o seu perfil é um privilégio que poucas pessoas vivem atualmente, mas que está se tornando a grande procura de boa parte da população que anseia por qualidade de vida. Isso explica o porquê muitos dos entrevistados afirmarem que para viver esse tão sonhado estilo de vida é necessário haver uma mudança de atitude.

Segundo os dados da pesquisa, a mudança de atitude será a postura que muitos irão tomar em 2015 para mudar a sua realidade. Por exemplo: 38,4% dos entrevistados prometeram sair da acomodação e batalhar para alcançar uma melhor qualidade de vida no trabalho. Para 19,2% dos entrevistados deixar de fazer muitas coisas ao mesmo tempo é o grande obstáculo a ser superado. A falta de foco decorrente do acúmulo funções e tarefas impede que muitas pessoas se concentrem naquilo que de fato tem a ver com elas. Para outros 16,1% dos entrevistados a busca pela qualidade de vida no trabalho implicará na decisão de não mais trabalhar naquilo que não gostam.

Esses dados sinalizam uma nova tendência na sociedade do Século XXI: o desejo cada vez mais crescente por uma vida plena marcada pelo senso de realização pessoal, onde trabalho e satisfação andam de mãos dadas proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Qualidade de Vida

Somente quem trilhar o caminho do autoconhecimento e do autodesenvolvimento é que terá condições de poder tornar isso uma realidade para a própria vida. Para tanto, investir em conhecimento, investir em seu próprio desenvolvimento pessoal, pode ser a chave para você descobrir suas verdadeiras aptidões e identificar verdadeiras potencialidades.

Portanto, se você é uma dessas pessoas que almeja ter qualidade de vida por meio de um trabalho significativo, gratificante e que lhe proporciona realização pessoal, não deixe de tomar atitudes determinantes para isso: 1) estabeleça um plano e um prazo para você deixar de fazer aquilo que não gosta; 2) durante este período procure conhecer mais profundamente sobre a área que você deseja atuar; 3) faça cursos e treinamentos que possam aperfeiçoar suas aptidões e ampliar suas competências; 4) rascunhe seu projeto empreendedor a ser desenvolvido para fazer aquilo que você gosta; 5) não tenha medo de efetuar as mudanças necessárias para concretizar o seu sonho.

Essas são algumas dicas para você que deseja ter mais qualidade de vida por meio de um trabalho significativo que se identifica com você e que pode lhe proporcionar realização pessoal.

.

Pense nisso!!!

.

Gostou? Se gostou, por favor comente e compartilhe! Não gostou? Discuta e ajude-nos a aprimorar esse canal.

Siga-nos no Facebook ou Cadastre-se para ser informado da publicação de novos conteúdos que sempre estaremos disponibilizando para você!

Banner Post

Capacitando e Desenvolvendo Pessoas Para o Pleno Exercício de suas Potencialidades

1 Comentário

1 Comentário

  1. Maria Crisina

    28 de janeiro de 2015 at 01:24

    GOSTEI MUITO DO TEXTO E FIQUEI SURPRESA EM PERCEBER QUE HÁ MUITAS PESSOAS NA MESMA SITUAÇÃO QUE EU! TENHO MUITA DIFICULDADE EM RECONHECER MEU DOM E APTIDÕES MAS ACREDITO MESMO QUE EM BREVE ISSO VAI MUDAR!
    UM ABRAÇO!

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Desenvolvimento Pessoal

Facebook

Destaques:

To Top