Connect with us

Plugados na Aldeia Global

Sem categoria

Plugados na Aldeia Global

É assim que tem sido denominado o mundo da atualidade, uma “Aldeia Global”.  Transformações gigantescas tem ocorrido nos últimos 40 anos na política, na economia, no conhecimento científico, e até mesmo no modo de viver das pessoas. O mundo de hoje já não é o mesmo de ontem. O conhecimento científico que ao longo dos séculos vem sendo acumulado pelo homem quadruplicou nas últimas quatro décadas. O conhecimento científico deu um salto que ultrapassou a estratosfera das expectativas humanas. Novas tecnologias foram sendo criadas e, ao mesmo tempo, foram propagadas para que as pessoas pudessem usufruir de seus benefícios; desde então o mundo passou a sofrer mudanças drásticas que marcaram grandemente as gerações futuras.

Ainda hoje existe lugares no mundo onde o impacto tecnológico e científico não tem alcançado o seu auge, mas mesmo nestes lugares vê-se uma tendência cada vez mais crescente de ampliar os horizontes para se entrar no mundo globalizado.

O mundo globalizado e interconectado pelas tecnologias de comunicação e informação derrubou as barreiras. Barreiras que outrora pareciam ser impossíveis de serem derrubadas caíram de modo tão rápido que trouxeram conseqüências terríveis para os que dela faziam parte. Barreiras políticas, econômicas e sociais foram tão estreitadas por causa deste movimento mundial que fez-se necessário denominar o mundo de “Aldeia Global”.

O mundo fiou pequeno. Hoje as transações políticas e econômicas entre as nações tem possibilitado o surgimento de novos horizontes para a humanidade, sejam eles bons, sejam eles maus. Entretanto, diante de uma nova realidade experimentada por uma geração nova, os meios de comunicação tem sido um dos elementos chaves neste processo de globalização do mundo.

Os meios de comunicação e informação tem encurtado as distâncias, sejam elas políticas, econômicas, e até mesmo geográficas. O mundo tornou-se realmente uma aldeiazinha. É do conhecimento de todos que em nossa época os fatos e acontecimentos que marcam a vida de qualquer nação são instantaneamente publicados e trazidos ao conhecimento de todos que já não podem ser taxados fatos desconhecidos. Os meios de comunicação existem, e estão ai para nos ajudar a estarmos atualizados diante dos acontecimentos diários da “Aldeia Global”.

Se o setor econômico de um país pequeno da Europa como a Moldávia entra em colapso, todos são afetados. Se uma pequena ilha da Oceania for vitima da erupção de um vulcão, é possível saber deste fato e de suas conseqüências no mesmo instante. Se em um estado da região norte do país como o Acre, vem passando por sérias dificuldades quanto à distribuição de renda entre as pessoas, ou até mesmo por crises internas governamentais, isto é levado ao conhecimento do público dando a cada indivíduo a possibilidade de manter-se informado quanto a esses problemas enfrentados por aquele estado.

Talvez pudéssemos continuar a citar uma série de outros fatos que o nosso mundo tem experimentado, para destacarmos a importância e a extrema necessidade de cada pessoa manter-se sempre informada das coisas que acontecem no mundo dia a dia. Hoje a facilidade com que as pessoas tem acesso à informação possibilita a todos um constante entrosamento com os fatos que marcam a história e a vida da humanidade.

Em um mundo como o nosso, que atualmente encontra-se embrenhado num ritmo frenético e alucinante, se não nos mantermos atualizados pelos meios de comunicação e informação, estaremos nos comportando como verdadeiros alienados, alienados que encontram-se cada vez mais próximos a serem exterminados pelo rolo compressor da globalização.

Por fim, a atitude de cada um de nós diante desta nova realidade mundial deve ser como aquela demonstrada pelo ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, que em entrevista à revista Veja respondeu à pergunta que lhe fora feita do porque de sua esperteza, ele disse: “No mundo não existe pessoas espertas, existem pessoas informadas”.

Continue Reading
Veja também...

Capacitando e Desenvolvendo Pessoas Para o Pleno Exercício de suas Potencialidades

Click para Comentar

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sem categoria

Facebook

Destaques:

To Top