Connect with us

O Ministério Pastoral e Sua Influência na Igreja Brasileira

Sem categoria

O Ministério Pastoral e Sua Influência na Igreja Brasileira

O momento que a Igreja Evangélica Brasileira está vivendo atualmente é sem dúvida nenhuma um momento singular em toda a sua história. Um grande crescimento tem se notado nos círculos cristãos evangélicos que está cada vez mais se disseminando por todas as camadas sociais do nosso país. O número de evangélicos tem quase que triplicado nos últimos dez anos e, junto com ele, a presença evangélica nos círculos de pensamento da sociedade está aumentando, trazendo grande influência para a vida social de nossa nação. Tem sido um crescimento expressivo que tem se tornado foco de análise de muitos cientistas sociais.

Entretanto, tal crescimento não se reflete na qualidade de vida cristã que a Bíblia nos ensina. Uma superficialidade espiritual toma conta do povo evangélico, trazendo grandes mazelas espirituais para ele mesmo. Dentre essas terríveis mazelas destaca-se a insuficiência de  um Ministério Pastoral relevante por parte de muitos líderes que estão à frente das igrejas espalhadas pelo território nacional. Cada vez mais percebe-se o despreparo de muitos obreiros cristãos para a condução do povo de Deus e, ainda, a falta de uma visão clara, sólida e objetiva do que seja realmente o Ministério Pastoral e o devido exercício do mesmo.

Analisando o Ministério Pastoral segundo a realidade brasileira, constatamos que o maior problema está numa compreensão exata da natureza do mesmo, segundo a ótica das Sagradas Escrituras. Percebe-se hoje em dia um grande número de ministérios fracos e falidos que, somados a insuficiência teológica de muitos líderes, retratam a descaracterização da prática pastoral exigida pela Bíblia àqueles foram vocacionados para tal ministério. Trata-se de uma situação preocupante que contribui em muito para essa superficialidade espiritual na Igreja Brasileira.

Ao mesmo tempo, percebe-se um aumento crescente no número de candidatos ao Ministério da Palavra. E junto com esse aumento, uma grande preocupação também vem à tona quanto ao preparo destes novos obreiros para o exercício do sagrado ministério. Fala-se muito na necessidade de se exercer um ministério revolucionário que acompanhe as grandes transformações de nosso mundo; porém, tal ministério deve estar profundamente alicerçado nos princípios da Palavra de Deus que são eternos e na herança histórica da Fé Cristã.

Felizmente, lideranças dos mais variados círculos evangélicos (em especial aqueles segmentos mais sérios e responsáveis com a verdade do evangelho) estão cada vez mais se convencendo da necessidade de aprimoramento de seus obreiros e no devido preparo para os novéis candidatos ao Ministério da Palavra. Tal preparo e tal aprimoramento, não são somente quanto à instrução teológica mas sim, quanto ao caráter, ao perfil, à pratica pastoral e à vida pessoal do ministro do evangelho. Chegamos ao momento em que essas lideranças, convencidas dessa necessidade, estão agindo, ou procurando agir, para um resgate da verdadeira identidade do que seja o Ministério Pastoral e as suas devidas implicações na vida do ministro que o exercita.

A reflexão quanto ao caráter e a natureza do Ministério Pastoral que encontramos nas epístolas pastorais de Paulo enviadas a Timóteo e a Tito, apresentam-nos parâmetros para quem deseja dedicar sua vida ao ofício do sagrado ministério. Nessas epístolas encontramos material suficiente para analisarmos princípios fundamentais que o Ministério Pastoral requer, bem como os princípios para a formação do caráter do vocacionado ao Ministério da Palavra.

Hoje, mais do que nunca, necessitamos de ministros que sejam de fato vocacionados para exercer o ministério pastoral e, ao mesmo tempo, que sejam totalmente comprometidos com a verdade santa do Evangelho de Jesus. Homens e mulheres que levem a sério a mensagem das Sagradas Escrituras e que não se vendam ao glamour de uma posição de destaque de uma elite clerical que mais se preocupa com seus interesses corporativistas do que com o Reino de Deus.

Somente assim é que poderemos ter líderes que influenciarão positivamente o crescimento qualitativo da Igreja Evangélica Brasileira.

Continue Reading
Veja também...

Capacitando e Desenvolvendo Pessoas Para o Pleno Exercício de suas Potencialidades

Click para Comentar

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sem categoria

Facebook

Destaques:

To Top