Connect with us

O Caráter Relacional da Espiritualidade Contemporânea

Sem categoria

O Caráter Relacional da Espiritualidade Contemporânea

O tema da espiritualidade tem sido muito recorrente hoje em dia. Transcendendo os limites estreitos da religião institucionalizada, a espiritualidade conforme buscada hoje em dia, está relacionada a uma qualidade de vida e existência onde o ser humano busca por significado e propósito para a vida.

Como fenômeno da experiência humana e coletiva, a espiritualidade contemporânea possui muitas características distintivas. Dentre elas, destaca-se sua característica sustentada na matriz de caráter mais relacional. O aspecto central dessa espiritualidade está no âmbito das relações e nas conexões geradas no contato com o mundo e com as pessoas. A marca distintiva é a mudança de uma espiritualidade “plástica e racional”, para uma espiritualidade mais “orgânica e emocional”.

Nesse sentido, viver a experiência da espiritualidade cristã no contexto de nosso mundo globalizado, interconectado por milhares de redes sociais existentes, não pode ser uma experiência limitada a um aspecto puramente formal e dogmático. A espiritualidade cristã deve ser expressada em nosso contato com Deus, que se manifesta na experiência do convívio cotidiano com os outros. Somente quando nos relacionamos com o mundo e com as pessoas é que podemos de fato externar o quanto do nosso contato com o divino é evidente em nós.

O ser humano do século XXI sofre com o vazio de significado na vida, o que explica sua busca louca e desenfreada por uma “interconexão” que possa preencher esse vazio tão sombrio de sua interioridade. E quando sua busca por suprir suas carências emocionais, afetivas e relacionais é atendida, ele consegue obter as respostas aos anseios profundos de sua alma.

Assim, a espiritualidade cristã contemporânea tem como grande desafio o estar sensível às necessidades e realidades do homem contemporâneo, sabendo fazer uma leitura precisa do tempo em que o mesmo vive para apresentar a verdade imutável e eterna da Palavra de Deus.

A espiritualidade cristã do século XXI deve, portanto, deixar de lado a expressão fria, dogmática e sem vida das meras convenções religiosas, para uma humanização mais relacional do Cristo revelado na vida daqueles que pela graça redentora de Deus foram alcançados.

Continue Reading
Veja também...

Capacitando e Desenvolvendo Pessoas Para o Pleno Exercício de suas Potencialidades

Click para Comentar

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sem categoria

Facebook

Destaques:

To Top