Connect with us

O Caminho de Deus e os Rumos de Nosso Tempo

Sem categoria

O Caminho de Deus e os Rumos de Nosso Tempo

Karl Barth, renomado teólogo suíço, dizia que o cristão deve carregar em uma das mãos a Bíblia e na outra o jornal.  O homem ou mulher de Deus precisam estar bem informados sobre o que acontece à sua volta. Em outras palavras, o homem ou mulher de Deus precisam estar “contextualizados” com sua época. Precisam entender o mundo em que estão vivendo para poderem apresentar e aplicar com inteligência os princípios eternos do Reino de Deus.

Compreender nosso tempo é elemento fundamental para a sobrevivência e para a caminhada cristã. Saber discernir aquilo que é eterno daquilo que é transitório e temporal, pode nos ajudar a prosseguir em nossa peregrinação espiritual no intuito de sinalizar o Reino de Deus entre os homens.

Vivemos num tempo e numa época em que mudanças na dinâmica da vida marcam profundamente nossa sociedade. Cada vez mais a relativização dos valores, o utilitarismo pragmático e o consumismo individualista norteiam as escolhas e as preferências das novas gerações. Como consequência, a ética nas relações humanas que objetiva a construção de mundo melhor vê-se em processo crescente de implosão. Além disso, a mera busca do prazer pelo prazer gera indivíduos cada vez mais egoístas, materialistas e gananciosos. Não é à toa que a expressão “o amor de muitos esfriará”, vai se consolidando a cada dia nos corações humanos e, por tabela, em nossa sociedade.

Os valores eternos do Reino de Deus conforme apresentados nas Sagradas Escrituras e na tradição histórica da fé judaico-cristã, colidem com esse rumo pelo qual as coisas e as pessoas estão trilhando nos últimos tempos. Ou permitiremos que esses padrões que descaracterizam nossa sociedade se avolumem e assistamos passivos a derrocada da mesma, ou nos posicionaremos numa postura contrária àquilo que fere os valores do Reino de Deus e que desumanizam o ser humano.

Faz-se necessário, portanto, uma leitura precisa de nossa realidade contemporânea! Para isso, temos à nossa disposição todo o ferramental de leitura e análise que as ciências humanas e sociais podem nos oferecer. Além disso, temos também a tecnologia como instrumento de viabilização da melhoria da condição de vida da sociedade. Porém, nada disso poderá substituir aquilo que define quem somos e para o quê existimos – a verdade eterna de Deus revelada a nós.

Fomos criados por Ele e para Ele! E a única forma de podermos viver uma condição de vida e existência que satisfaça os anseios mais profundos de nossa alma, está no quanto decidimos nos submeter ao Seu governo e reinado sobre nós; de quem temos as diretrizes corretas para nossa caminhada espiritual e nossa jornada existencial.

Continue Reading
Veja também...

Capacitando e Desenvolvendo Pessoas Para o Pleno Exercício de suas Potencialidades

Click para Comentar

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sem categoria

Facebook

Destaques:

To Top