Connect with us

Mudanças e Inovações Para Edificar uma Igreja Relevante

Sem categoria

Mudanças e Inovações Para Edificar uma Igreja Relevante

Toda Igreja Local precisa proporcionar mudanças e inovações relevantes para evitar cair no marasmo de um modelo eclesiástico ultrapassado. Essas mudanças e inovações devem ter como base bíblica a evidência do fato de Deus ser um Deus dinâmico e criativo, e que dá novas formas ao que ficou superado.

De fato, Deus é um Deus extremamente dinâmico e criativo. Esse dinamismo de Deus e essa sua criatividade são perceptíveis quando vemos a implantação da igreja pelo seu filho Jesus Cristo, implantação essa que envolveu uma obra inovadora e que foi linguisticamente materializada pela instrumentalidade dos seus servos, demonstrando que a Igreja é um corpo vivo no qual cada parte exerce determinadas funções.

Para obter resultados efetivos e duradouros na igreja, é necessário desenvolver uma habilidade fundamental que é caracterizada pela disposição de adaptação às novas mudanças pelas quais a sociedade vem passando, sem abrir mão da essência do evangelho e da herança histórica da fé cristã. Além disso, é necessário combinar humildade, coragem e visão para implementar mudanças, sabendo sempre como lidar com as tensões, trabalhando com cuidado a questão do idealismo e do pessimismo, mantendo sempre o equilíbrio bíblico para levar adiante qualquer esforço de entendimento mútuo da prática de uma vida cristã comunitária.

Precisamos entender até que ponto que as virtudes e os vícios da tradição estão ou não contribuindo para a relevância da Igreja. E o meio de verificar isso é através de algumas considerações preliminares, baseadas na Palavra de Deus, em necessidades comprovadas que não ferem nem a história da Igreja, nem a cultura local, nem as raízes familiares e geográficas.

Resultados efetivos e duradouros todo pastor e toda Igreja desejam ter, o grande enigma da questão é que nem sempre há coragem para pagar o preço da dedicação, da busca à Palavra de Deus, do desafio de trabalhar pacientemente com as tensões, de vencer o pessimismo e de ter equilíbrio bíblico nas decisões.

Os resultados efetivos e duradouros de uma mudança ou inovação acontecem em decorrência de uma transição saudável que, por sua vez, deve ser natural e calma como fruto da obra do Espírito Santo de Deus em parceria com homens fiéis e idôneos, tendo a participação de todas as faixas etárias de uma igreja local, além de um bom diálogo. Somente assim é que poderemos vencer os inimigos das mudanças e das inovações: o desejo de obter segurança, a falta de coragem para renunciar e a exagerada ênfase na Institucionalização Eclesiástica.

Assim, podemos concluir que uma igreja que não se adapta às necessidades atuais com a mensagem eficaz do evangelho, e que não procura mudar afim de atender às mudanças da sociedade, torna-se uma igreja fechada e ineficaz ao mundo; falhando totalmente no cumprimento de sua missão no mund

Continue Reading
Veja também...

Capacitando e Desenvolvendo Pessoas Para o Pleno Exercício de suas Potencialidades

Click para Comentar

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sem categoria

Facebook

Destaques:

To Top