Connect with us

Características Distintivas do Homem de Deus

Homem de Deus

Reflexões

Características Distintivas do Homem de Deus

Como deve ser o perfil de um homem de Deus? Quais são as características que ele precisa Ter em sua vida a fim de poder dar um testemunho vivo de sua vocação? Como distinguir aquele que tem de Deus uma chamado especial, daqueles que usam de tal posição ministerial para fazer prevalecer os seus interesses pessoais?

São questões como essas que precisamos sempre estar levantando para avaliarmos o perfil do verdadeiro homem de Deus e da verdadeira mulher de Deus. Isto porque ainda há muitos que usam de seu título ministerial para atestar sobre si a autoridade divina, mas que não demonstram nada dessa autoridade sobre as suas vidas.

Desse modo, creio que o meio mais eficaz de identificar o perfil daqueles que são considerados homens de Deus, é observando se estes possuem certas características distintivas que o distinguem dos demais. São essas características que de certo modo atestam e autenticam o ministério de alguém que se considera um homem ou uma mulher de Deus. Tais características podem ser encontradas na vida do profeta Samuel que verdadeiramente foi um homem de Deus.

Homem de Deus

As Características do Homem de Deus:

Olhando para o texto de I Samuel 9 podemos encontrar a primeira característica distintiva do homem de Deus no versículo de número seis: Reconhecimento por Parte das PessoasOu seja, o homem de Deus é aquele que é reconhecido pelas pessoas da sociedade como um homem respeitável.

No caso de Samuel diz-nos o texto que a sua vida e consequentemente o seu ministério era reconhecido por todos. Não havia contestações por parte delas de sua autoridade ministerial. Do mesmo modo deve ser também a vida e o ministério dos demais homens e mulheres de Deus. As pessoas, tanto da igreja como do mundo, precisam reconhecer em nós a autoridade divina que autentica o nosso ministério.

Nunca será por meio dos títulos e do potencial intelectual que possuímos que as pessoas vão nos ver como servos consagrados à Deus. Mas será por meio de nossa vida dedicação total ao nosso Deus.

Homem de Deus

A segunda característica do homem de Deus também se encontra no versículo seis na parte b, que diz que tudo o que Samuel falava acontecia. Ou seja, tudo aquilo que ele profetizava de fato se tornava real. De modo similar também dever ser a vida do homem de Deus, deve ser Um Homem de Palavra

Não pode ser uma pessoa que possua duas palavras. De sua boca deve sair  palavras que sejam verdadeiras e corretas, e não palavras dúbias e mentirosas que não apenas confundem as pessoas, mas que também trazem para elas certo descrédito com aquilo que ele diz. E a pior coisa é ficar sem crédito.

A terceira característica nos indica que o homem de Deus  é aquele que Aponta e Direciona Para o Caminho Correto (vs. 6c; 8). No caso de Samuel o moço que caminhava com Saul afirmou categoricamente que apenas o profeta era quem poderia apontar o caminho correto que eles deveriam seguir. E isso sem dúvida nenhuma é uma das grandes características de todo o homem de Deus: apontar o caminho correto.

Banner Post

Sua preocupação constante é de estar sempre conduzindo as pessoas para a verdade da Palavra de Deus e lhes apontar sempre o caminho correto a perseguir. Jamais o homem de Deus conduzirá as pessoas para caminhos falsos e heréticos que são contrário aos princípios eternos de Deus.

Ministrar às Necessidades do Povo constitui-se a Quarta característica distintiva do homem de Deus (vs. 12-13, 27). Ele não apenas aponta e direciona o caminho; ele também se lança de corpo e alma na ministraçãs às diversas necessidades das pessoas que estão sob a benção de seu ministério. Sua preocupação é a de estar sempre ministrando à elas na base do amor e da dedicação total. Aqueles que se dizem homens de Deus, mas que sentem dificuldades em ministrar às necessidades das pessoas, sejam eleas quais forem, são na verdade lobos que estão preocupados em trucidar e devorar o rebanho.

Homem de Deus - Cuidado Pastoral

O homem de Deus é aquele a quem O Senhor Revela os Seus Segredos (v. 15). Ou seja, é aquele a quem o Senhor coloca revelar em muitas situações a sua vontade específica com o fim de direcionar bem o rebanho. Em hipótese alguma podemos considerar o homem de Deus como aquele a quem o Senhor fala exclusivamente, isto porque cremos que o Senhor fala a cada um de seus servos de acordo com a Sua vontade.

Porém, o que queremos destacar aqui é que o homem de Deus recebe do Senhor uma direção clara quanto aos Seus próprios desígnios a serem externados para o povo. Neste aspecto, entendemos que o homem de Deus precisa andar em constante sintonia com o Senhor, por meio de uma comunhão profunda, a fim de sempre dar a direção correta para o povo a quem ele conduz.

E como última característica está a Obediência (v.16)No caso de Samuel isto fica notório quando ele recebe da parte de Deus as orientações necessárias para o modo de proceder com o jovem Saul. A ele competia apenas seguir tais orientações de modo obediente e fiel. Assim também deve agir o homem de Deus hoje em dia. Precisa ser obediente aos preceitos eternos da Palavra de Deus, bem como também em exercer o seu ministério diante de Deus. Sem obediência e fidelidade ao Senhor será impossível para ele ser reconhecido como homem de Deus.

Assim, fica para nós algumas características essenciais que são necessárias para aqueles que se julgam homens e mulheres de Deus que, sem elas será muito difícil reconhecê-los como tal.

Pense nisso!!!

.

Gostou? Se gostou, por favor comente e compartilhe! Não gostou? Discuta e ajude-nos a aprimorar esse canal.

Siga-nos no Facebook ou Cadastre-se para ser informado da publicação de novos conteúdos que sempre estaremos disponibilizando para você!

Banner Post

Capacitando e Desenvolvendo Pessoas Para o Pleno Exercício de suas Potencialidades

Click para Comentar

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Reflexões

Facebook

Destaques:

To Top