Connect with us

Aumente sua Produtividade Pela Boa Administração do Tempo

Desenvolvimento Pessoal

Aumente sua Produtividade Pela Boa Administração do Tempo

A boa administração do tempo pode trazer uma vida mais feliz, produtiva e satisfatória. Muita gente tem dificuldade em saber gerenciar a própria vida pelos simples fato de não saber gerenciar seu próprio tempo. A existência humana se dá no tempo, logo, desperdiçar tempo significa desperdiçar a própria existência!

Quando o assunto é administração do tempo não podemos ser relapsos e irresponsáveis com o mesmo. Precisamos tratar esse assunto com extrema seriedade se desejamos trilhar o caminho do Desenvolvimento Pessoal. Somente pessoas que sabem fazer uma boa administração do tempo é que conseguem alcançar um alto patamar de produtividade.

Quando temos uma vida dinâmica e produtiva isso traz realização pessoal. Porém, quando deixamos de explorar nossas potencialidades devido à falta de produtividade, passamos a viver a vida sem entusiasmo e sem inspiração. E um dos fatores determinantes para essa dinâmica produtiva de se viver a vida está muito relacionada à forma como fazemos a administração do tempo. Se sabemos gerenciar equilibradamente o tempo que temos para viver a nossa existência, poderemos concretizar muitos dos sonhos, projetos e aspirações que temos.

administração do tempo

A má administração do tempo é a consequência de uma vida indisciplinada. Os resultados práticos das atividades exercidas por uma pessoa desorganizada com seu próprio tempo demonstram que a mesma está sempre à mercê de uma constante insuficiência produtiva, e de uma ditadura das coisas urgentes. Isto explica o porquê das constantes frustrações de muitas pessoas com suas próprias realizações.

Mesmo que um indivíduo possua notáveis dons e talentos se ele não souber fazer a administração do tempo não irá a lugar algum. É preciso, portanto, que tal pessoa aprenda exercer suas atividades de forma concentrada e contínua para alcançar seus objetivos.

Nesse aspecto, é de fundamental importância um exercício de autoexame por parte do indivíduo desorganizado com o seu tempo afim de que ele detecte suas dificuldades e frustrações e, sobre elas, procure exercer uma boa administração do tempo, visando colocar em ordem sua vida, seus negócios e o seu mundo interior. A solução para isso é tomar uma decisão categórica de controle do tempo afim de que todos os planos pessoais que foram objetivados sejam cumpridos de maneira eficaz. É nisto que se vê a importância fundamental do planejamento e da administração do tempo, baseada numa observação séria das prioridades.

A má administração do tempo e a desorganização gerada pela indisciplina podem trazer sérias consequências: 1) a tendência de aplicar o tempo em áreas nas quais somos mais deficientes. 2) deixar que pessoas mais dominadoras do nosso círculo de amizades assumam o controle dele; 3) perder para todas as emergências e urgências que nos assolam no mundo agitado de hoje.

A chave, portanto, para resolver o problema da má administração do tempo está na sabedoria de estabelecer prioridades (Deus, família, trabalho, amizades, lazer, etc.) e objetivos específicos para nossa vida, que nos estimulam à uma existência produtiva sobre a terra.

Dicas Para a Administração do Tempo e o Aumento Significativo da Produtividade:

Abaixo segue 10 dicas importantes que podem ajudar você no gerenciamento e administração do tempo e no consequente aumento de sua produtividade. São dicas relevantes que podem ajudar você que procura se desenvolver como pessoa, expressando ao máximo as suas potencialidades. Conhecê-las e aplicá-las, certamente irão trazer grandes resultados para sua vida!

.

01) Ter Objetivos Claros

administração do tempo

Os objetivos apontam a direção para onde devemos ir e os alvos que pretendemos alcançar. Quando não temos objetivos não temos metas, e sem metas não há como avaliarmos nosso desenvolvimento e evolução. Traçar objetivos nos ajuda a ter foco nas coisas que julgamos ser importantes e relevantes para a nossa vida. Na dinâmica cotidiana da vida, diante dos inúmeros afazeres e compromissos que temos, serão os objetivos que nos auxiliarão a não nos concentrarmos em coisas que pouco contribuem para nosso propósito de existência.

.

02) Faça uma Lista Diária de suas Atividades e Estabeleça Prioridades

Começar o dia listando todas as atividades que você precisa fazer é fundamental para que seu tempo não seja desperdiçado. Mas cuidado! Listar todas as atividades a serem feitas no dia pode ser um tormento se você não categorizá-las. Isso porquê, ao vermos o sem-número de coisas que precisam ser resolvidas e administradas, podemos nos desesperar ao saber que não conseguiremos dar conta de tudo. Por isso, ao listar suas atividades do dia, priorize aquelas que são de fato importantes. Crie categorias para elas do tipo: a) coisas importantes e urgentes; b) coisas urgentes e não importantes; d) coisas necessárias e importantes; e) coisas necessárias e não importantes. Preocupe-se primeiramente com aquilo que for urgente e importante. Aquilo que não tiver tanta importância pode ser postergado para depois.

.

03) Multiplique seus Esforços Delegando Funções

administração do tempo

Ninguém por mais competente que seja consegue dar conta de tudo sozinho. Acumular funções, papéis e responsabilidades sem distribuir essas coisas para pessoas que possam lhe ajudar, irá trazer muito estresse para você. Não queira abraçar o mundo com os dois braços! Você não vai conseguir. Multiplique de modo inteligente seu esforço delegando para colaboradores aquelas coisas que podem ser feitas por eles. Verifique se seus colaboradores são pessoas capacitadas para desempenhar essas tarefas. Se não forem, pense em maneiras de como você pode treiná-los e capacitá-los para que lhe ajudem com eficiência. Ao delegar funções e tarefas dê também autonomia para que eles se sintam livres e responsáveis para dar os resultados que você espera deles.

.

04) Não Procrastine a Tomada de Decisões

As coisas só acontecem e se concretizam quando decisões são tomadas para que elas aconteçam. Toda pessoa que deseja ver seus sonhos, projetos e objetivos concretizados, precisará desenvolver a arte de tomar decisões de modo prático. Para tanto, faz-se necessário estar “antenado” com tudo aquilo que esteja relacionado àquilo que você faz e empreende para que as decisões sejam certeiras e eficazes. Procrastinar a tomada de decisões que já podem ser tomadas, é prorrogar a inércia e a letargia de seus projetos. Assim avalie a situação procurando sempre identificar os pontos fortes e os pontos fracos, bem como os problemas que estejam emperrando as coisas. Após essa avaliação precisa e ampla procure tomar a decisão mais certeira possível para que as coisas aconteçam. Isso não é a garantia definitiva de que sua decisão não poderá ser a certa, mas sem dúvida nenhuma lhe ajudará a se aproximar daquilo que seja o mais ideal a fazer.

Por isso, procure sempre pesquisar, avaliar e ouvir seus colaboradores antes de tomar a decisão que você precisa. Somente tenha cuidado para não demorar demais.

.

05) Saiba Dizer Não

Às vezes vemos o nosso tempo ser desperdiçado pelo simples fato de não termos dito NÃO à algumas coisas que vieram até nós. Não é raro vermos pessoas se embrenhando em tantas coisas fúteis e inúteis pelas quais elas disseram sim e, como resultado, não conseguem realizar aquilo que de fato é importante. Acumular trabalho, compromissos e responsabilidades desnecessárias pelo simples fato de não se ter dito não anteriormente, pode complicar nossa vida e nos levar à uma baixa produtividade. O acúmulo de coisas para fazer pode ser nocivo à nossa produtividade como também ser a grande responsável pela baixa qualidade naquilo que fazemos.

.

06) Cuidado com as Distrações das Redes Sociais

administração do tempo

Se há algo fantástico que a Internet possibilitou foi o estreitamento da comunicação entre as pessoas. A rede mundial de computadores nos proporcionou a troca instantânea de informações, como também facilitou demais a comunicação com outras pessoas. O grande ícone deste novo cenário de comunicação e troca de informações são as Mídias Sociais. Através desse recurso da web podemos estar em contato constante com um rede enorme de pessoas que compartilham suas experiências de vida, pensamentos e particularidades que despertam em nós o interesse e a curiosidade. O grande problema nisso tudo é que vemos cada vez mais um número crescente de pessoas tendo o seu tempo desperdiçado de modo inútil nas redes sociais. Ao invés de usarem de modo inteligente e sábio essas mídias, elas permitem que a distração e a futilidade seja divulgada, promovida e consumida nesses meios.

.

07) Seja Breve ao Telefone

Um outro desafio para quem deseja ter dias produtivos e relevantes é saber como se comunicar ao telefone. É necessário saber casar simpatia com objetividade quando vamos ao telefone num dia em que temos que trabalhar e produzir. Entrar numa conversa longa em torno de coisas que não contribuem para os alvos que você estabeleceu para seu dia pode roubar muito do seu tempo. Por isso, procure ser objetivo na sua comunicação, tomando sempre o cuidado de não ser deselegante com quem você está conversando. Se houver a necessidade de aprofundar a conversa, marque um dia e um horário para conversar com a pessoa. E tome cuidado também para que as interrupções  telefônicas não afetem um trabalho importante que você estiver fazendo. Tudo isso acaba interferindo na  administração do tempo.

.

08) Evite a Paranóia do Perfeccionismo

administração do tempo

Uma frase que ouvi recentemente ajudou-me bastante nessa questão: “feito é melhor que perfeito”. O que significa isso? Será que temos que fazer as coisas de qualquer jeito para que elas aconteçam? Não, não é essa a ideia da frase. A ideia é a seguinte: tem gente que fica tão fissurada com a perfeição daquilo que está fazendo que acaba deixando de concretizar aquilo sobre o que está debruçada. O excesso de perfeccionismo pode atrapalhar o início de projetos ou trabalhos que já podiam estar em execução. A ideia dessa frase é que você precisa realizar! O aperfeiçoamento virá à medida que você colocar o seu time em campo e desejar melhorar aquilo que você vê como deficiência. Toda pessoa perfeccionista perde o compasso do tempo pois dá lugar à postergação das coisas em que ela está neuroticamente debruçada. O lema é: Comece logo! Entre em Campo! Aperfeiçoe-se no Processo!

.

09) Mantenha em Alta a Energia do seu Corpo

A produtividade de uma pessoa está muito relacionada ao seu estado interior, mas também à sua fisiologia. Se o cansaço, a indisposição, o sedentarismo e a falta de energia estão sendo gigantes que você precisa vencer, saiba que a luta demandará comprometimento e disciplina. Essas coisas sufocam seu potencial criativo, além de afetarem também a maneira como você faz a administração do tempo. Isso porquê, quando nosso corpo não está bem, mais tempo precisamos para dormir, descansar e até mesmo relaxar. O problema não é fazer essas coisas, o problema é quando essas coisas se tornam excessivas pelo simples fato de nosso corpo estar indisposto.

Assim, procure mudar seus hábitos de alimentação! Procure se exercitar fisicamente fazendo exercícios, corridas ou caminhadas. Seu corpo precisa ser bem cuidado e administrado! Caso contrário, sua energia se esvairá e sem ela você não conseguirá produzir da forma como espera. E o pior é que a frustração por não ter alcançado os objetivos vem acompanhado com essa indisposição.

.

10) Procure se Organizar

administração do tempo

Tudo aquilo que é organizado cresce e se desenvolve sadiamente. Onde há desorganização, há indisciplina e desperdício de tempo. Sendo assim, procure eliminar tudo aquilo em sua vida que dá ares de desorganização: não programar suas atividades, adiamentos constantes e procrastinação, fazer várias coisas ao mesmo tempo, escritório bagunçado, papéis desorganizados, etc. Enfim, procure organizar sua vida! Quando estamos organizados vemos o nosso tempo render. Muita gente não consegue dar conta de sua vida pelo simples fato de estarem desorganizadas e por serem indisciplinadas. Quando nos organizamos, conseguimos dar tempo suficiente para as coisas que julgamos ser importantes e relevantes para a nossa vida: família, trabalho, lazer, espiritualidade, etc. 

.

Concluindo:

Essas são dicas que podem ajudar você que procurar viver uma vida produtiva e relevante. Você que almeja dar alguma contribuição à sua geração por meio do exercício de suas potencialidades. Quanto mais você se disciplinar para gerenciar o seu tempo, maior produtividade você alcançará. Não será fácil, mas sem dúvida você conseguirá criar hábitos saudáveis de gerenciamento e administração do tempo que muito irão lhe ajudar.

.

Pense nisso!!!

.

Gostou? Se gostou, por favor comente e compartilhe! Não gostou? Discuta e ajude-nos a aprimorar esse canal. 

Siga-nos no Facebook ou Cadastre-se para ser informado da publicação de novos conteúdos que sempre estaremos disponibilizando para você!

Banner Post

Capacitando e Desenvolvendo Pessoas Para o Pleno Exercício de suas Potencialidades

2 Comentários

s Comentários

  1. Luis Machado

    23 de janeiro de 2015 at 00:23

    Grande iniciativa, poucos de nós se quer planejamos aquilo que queremos alcançar com o nosso trabalho o uqe dira com um dia, contudo esquecemos que grandes projetos começam com pequenos passos. A persistência, disciplina e perseverança de cada dia é que nos levará a grandes conquistas.

  2. josue pinto

    15 de janeiro de 2015 at 02:54

    Excelente matéria nesta postagem pelo prof. Anderson Rezende, trazendo grandes esclarecimentos para o nosso aprimoramento pessoal
    em nosso cotidiano, tem me ajudado substancialmente inclusive me motivado para uma vida mais organizada.

Deixe um Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Desenvolvimento Pessoal

Facebook

Destaques:

To Top